A minha conta do Instagram foi hackeada/invadida. O que fazer para recuperar? Quais são meus direitos como consumidor?

Prefeito de Cuiabá sanciona Lei que obriga agressores de Animais a custear despesas veterinárias
26/01/2022
Seguro Acidentes Pessoais – iFood
22/02/2022

Nos dias atuais, é raro quem não tenha Instagram ou Facebook, além da conexação com pessoas de todo o mundo, as redes sociais se transformaram em uma ferramenta de trabalho altamente lucrativa para inúmeros empreendedores.

Cada vez mais são comuns golpes na internet, em especial, através das redes sociais, os criminosos utilizam-se de técnicas de engenharia social para enganar as vítimas e conseguir invadir a conta.

A invasão do perfil do Instagram pode ocorrer após alguma ação do usuário. Situações como essa costumam surgir a partir de contatos de pessoas que fingem ser do suporte da rede social ou oferecem serviços suspeitos, como a recuperação de mensagens apagadas.

O usuário da rede social sem saber que se trata de um golpe, fornece a sua senha e abre espaço para a invasão.

Em vez de fingir ser do suporte do Instagram, o criminoso pode também oferecer serviços suspeitos que exigem que o usuário entregue a senha, como recuperação de mensagens e imagens, ou rastreamento de perfis alheios.

Em todos os casos, sempre desconfie caso peçam os dados de acesso do eu perfil e, em hipótese alguma, revele sua senha.

Você perceberá que o seu Instagram foi hackeado/invadido através de e-mails enviados pela plataforma, sobre mudança de senha e e-mail. Ao ter esses dados alterados, a vítima fica impossibilitada de fazer login na conta e não pode mais criar outra senha – o link para redefinição, afinal, vai para o novo endereço de e-mail cadastrado.

Após perceber que seu Instagram foi invadido, entre em contato com a plataforma do Instagram e guarde os prints desse contato, além de pedir para seus amigos e conhecidos denunciarem a sua conta.

Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia mais próxima ou através de Plataformas Online das Delegacias para que o fato seja registrado e comunicado às autoridades competentes para apuração de eventuais crimes ocorridos.

Caso você não consiga recuperar a sua conta do Instagram que foi invadida ou hackeada, contrate um advogado para que ele ingresse com uma ação judicial contra a plataforma a fim de reestabelecer o seu acesso e recuperar a conta.

É possível pleitear, na ação judicial, uma indenização em face dos danos sofridos pela vítima, em especial, se ela tiver muitos seguidores e utilizar a plataforma para trabalho. Assim, sempre documente tudo o que ocorreu através de prints ou gravação de tela, assim, ao pleitear judicialmente o reestabelecimento da conta, o juiz poderá contar com todas as provas necessárias para arbitrar a justa indenização em relação aos danos sofridos, sejam eles danos morais em razão de difamação/calúnia ao dono do perfil, ou materiais, decorrentes de prejuízos financeiros em razão de utilizar-se das redes sociais como forma de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.