Compras online, eu tenho os mesmos direitos do que comprar em uma loja física?

Com o apagão a minha televisão queimou, e agora?
12/10/2020
Apagão no Amapá. E agora?
13/11/2020

Compras online, eu tenho os mesmos direitos do que comprar em uma loja física?

Com a Pandemia do COVID-19 muitos consumidores vêm adotando as compras online, mas uma grande parcela das pessoas ainda prefere comprar em lojas físicas, pois assim podem olhar o produto pessoalmente, decidir com calma se querem comprar ou não e em uma loja de confiança.

Mas, uma coisa que é preciso saber, é que o Código de Defesa do Consumidor também se aplica às lojas online.

 

Todas as informações, tanto do produto ou serviço, como do vendedor, devem estar muito claras e detalhadas no site, por exemplo os detalhes do produto, formas de pagamento, formas e prazos de entrega, dados e contato do fornecedor, ou seja, todas as informações que teríamos em uma loja física, devem estar presentes nas lojas virtuais.

 

Mas e se eu me arrepender da compra quando o produto chegar em minha casa?

Com a impossibilidade de conhecer o produto pessoalmente, o Código de Defesa do Consumidor, no seu Artigo 49, diz que o consumidor tem um prazo de 7 dias, após o recebimento do produto ou assinatura do contrato, para se arrepender da compra e devolvê-lo, sem a necessidade de justificar a razão da desistência, recebendo de volta todo o valor pago, o que é chamado de Período de Reflexão.

 

Mas eu preciso pagar a devolução do produto?

Não, é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor a cobrança do frete para devolução do produto e muito menos exigir como condição para aceitar a devolução que a embalagem do produto esteja intacta.

 

Caso o consumidor decida cancelar a compra, ele deve entrar em contato com o fornecedor para comunicar a desistência e receber orientações de como retornar o produto e receber seu dinheiro de volta. Caso você não consiga entrar em contato com o fornecedor, você pode acionar a administradora do cartão com o qual realizou a compra e pedir o cancelamento da mesma, solicitando o estorno do valor pago.

 

Então, fique tranquilo, seus direitos estão garantidos. Está vendo como é importante conhecer seus direitos? Continue nos seguindo e fique atento as nossas publicações!

 

Conheça seus direitos para poder exigi-los!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.