Ligações de Cobranças Excessivas é permitido por lei?

Direito de Visita: quem tem direito de visitar um detento?
29/05/2020
Cancelaram minha viagem por causa da Pandemia, e agora?
06/06/2020

Você sabia que fazer cobranças excessivas por telefone é uma prática ilegal?

 

Além de ser ilegal a empresa que realiza a cobrança pode ser processada pelo consumidor. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, diz que o “consumidor não será exposto ao ridículo, nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.  Se for comprovado, pode-se gerar uma ação por dano moral, já que a imagem da pessoa está sendo denegrida. As empresas possuem sim o direito de cobrar uma dívida, mas a partir do momento em que sua cobrança gera constrangimento e faz ameaças, ela pode sim ser processada, usando como fundamentação da ação até a perturbação do sono e do andamento do seu dia do consumidor.

 

Estou recebendo ligações de cobrança de uma dívida que não é minha. Eu também posso entrar com uma ação?

 

Pode sim! Algumas empresas chegam a ligar para parentes, trabalho e até para vizinhos do devedor. Por mais que a dívida não seja sua, você também pode entrar com uma ação por dano moral, e inclusive ter até direito a uma ação de reparação pelos danos morais causados, mesmo não sendo o devedor, você sofreu uma perturbação dessas ligações de cobranças.

 

Como faço para comprovar que estou recebendo ligações excessivas de cobrança?

 

Para entrar com uma ação judicial é preciso comprovar que estas ligações estão sendo feitas. Os aparelhos celulares possuem um histórico das chamadas, o que facilita a comprovação. Mas a melhor forma é utilizar um dos aplicativos disponíveis hoje para gravação das conversas realizadas pelo aparelho, além de registrar o número e a hora em que as ligações ocorreram, é possível ouvir na íntegra toda a conversa.

 

Gostou dessa informação? Fique atento às nossas mídias sociais, sempre temos uma dica nova sobre os seus direitos!

 

Conheça seus direitos para poder exigi-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.