Mensagens de aplicativos de conversa podem ser usadas em ações judiciais

Cancelaram minha viagem por causa da Pandemia, e agora?
06/06/2020
Crédito Consignado é uma boa escolha?
25/06/2020

Você sabia que mensagens de aplicativos de conversas podem ser usadas como provas para a justiça?

O uso de aplicativos de mensagens para fins profissionais está aumentando a cada dia, principalmente com a pandemia do COVID-19, eles estão sendo ferramentas muito importantes para o trabalho no auxílio do distanciamento social. Mas uma coisa que nem todas os trabalhadores conhecem, é que as mensagens trocadas por esses aplicativos, podem ser usadas em uma ação judicial como provas.

 

Você sabia que enviar ou receber mensagens relativas ao seu trabalho fora do horário de expediente pode ser considerado hora extra?

Algo muito comum, vista com certa inocência, é receber ou enviar uma mensagem de trabalho fora do horário de expediente, sem se dar conta que, ao fazer isso, é como se você estivesse na empresa, mas virtualmente, ou seja, estaria fazendo hora extra, e o pior, sem remuneração.

A justiça já está aceitando como prova conversas desses aplicativos que foram feitas fora do horário de expediente para comprovar que o funcionário está trabalhando fora de seu horário sem ser remunerado, principalmente as conversas de grupos da empresa. Mas, além de trabalho em excesso, esses aplicativos estão ajudando a justiça a combater diversos abusos dos direitos trabalhistas, como assédio sexual, assédio moral, difamação, exposição ao ridículo, bulling entre outros, inclusive ajudando empresas a se defenderem de processos trabalhistas de funcionários desonestos.

 

Conhecendo tudo isso, fique mais atento e cuidadoso com suas mensagens pelos aplicativos de conversas, eles são uma ótima ferramenta para o trabalho e podem ser uma ótima ferramenta para garantir seus direitos como empresa ou trabalhador. Fique atento às nossas mídias sociais, sempre temos dicas sobre seus direitos.

 

Conheça seus direitos para poder exigi-los!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.