Emprestar seu carro para um amigo ou parente pode ser de grande ajuda, mas fique atento para a conduta do motorista que você empresta, pois se ele provocar um acidente, a responsabilidade também é sua!
Sempre que ocorre um acidente de trânsito é feita uma análise do ocorrido e em seguida é determinado quem provocou o acidente. Uma coisa que poucas pessoas sabem, é que se o condutor que provocou o acidente não for o proprietário do carro, ele deve sim arcar com os prejuízos, mas não sozinho, o dono do veículo também é responsabilizado pelo dano.
Mas se eu não estava dirigindo o carro, porque sou responsabilizado?
Por causa da Responsabilidade Civil. Mas o que é isso? É a responsabilidade de reparação daqueles que venham a causar danos a outras pessoas, tanto danos materiais como danos morais, estabelecida pelo Código Civil de 2002. Sendo assim, por você ser o proprietário do carro, ao emprestá-lo você assume o risco de que esse motorista cause um eventual acidente.
Por isso é muito importante ao vender um veículo, transferi-lo para o nome do comprador, assim você evitará essa dor de cabeça caso ele provoque algum acidente.
A Responsabilidade Civil se aplica em diversos casos, não apenas em acidentes de trânsito! Continue nos acompanhando para saber mais sobre esse assunto. Conhece alguém que seja importante saber dessa informação? Compartilhe com ela esse post!
Conheça seus direitos para poder exigi-los!
#direito #transito #codigocivil #direitocivil #respeito #familia #amigos #vida #sucesso #Vilarouca #conhecaseusdireitos #instaamigos #instafamilia #instavida