Cresce cada vez mais o número de pessoas que passam a trabalhar como motorista ou entregador por meio de aplicativos como Uber, 99, Ifood entre outros.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) existem no Brasil cerca de 1,4 milhão de entregadores e motoristas de aplicativos que trabalham como freelancers.
Seguro para motorista e passageiros de aplicativo é um serviço oferecido por algumas empresas, como a como Uber, 99 e iFood, que garante o direito a uma indenização em casos de acidentes.
Os motoristas de aplicativos contam com um seguro oferecido pelas plataformas, que cobre acidentes ocorridos enquanto estão online e em serviço. Esse seguro inclui despesas médicas, indenização por afastamento temporário do trabalho e, em casos mais graves, indenização por invalidez permanente ou incapacidade temporária.
Os passageiros também estão protegidos. Se sofrerem um acidente durante a corrida, têm direito à cobertura das despesas médicas. E, em casos mais graves, o seguro pode oferecer uma indenização por danos físicos, cobrindo situações de invalidez ou incapacidade temporária.
Lembre-se: tanto motoristas quanto passageiros precisam reportar o acidente à plataforma e guardar toda a documentação, como boletim de ocorrência, documentos médicos e recibos de despesas. Além disso, é fundamental estar ciente de que o prazo para requerer a indenização é de 1 ano a partir da data do acidente. Isso é essencial para acionar o seguro e garantir que seus direitos sejam respeitados.